Quem sou eu

Minha foto
Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil
Nossa trajetória começou dia 07 de julho de 2003, com o principal objetivo de atender com qualidade. Somos hoje uma empresa que se preocupa em manter uma equipe de enfermagem especializada em atender com qualidade, segurança, dedicação, respeito, profissionalismo, humanidade e principalmente o comprometimento de um ótimo serviço. Oferecemos todo serviço de enfermagem e transporte remoções eletivas), internações e altas hospitalares, fisioterapia, realização de exames, eventos, deslocamentos intermunicipais entre outros. Nosso lema: Primar pela qualidade no atendimento à sua saúde.

Seja Bem Vindo ao nosso blog!!!!


Nossa missão é primar pela qualidade no atendimento à sua saúde

E agora com Banricompras!!!



Faça sua pesquisa aqui

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mensagem de Ano Novo


2012

Vamos encarar juntos?


A vida passa, o dia passa, o ano passa.


(Sempre temos tão pouco tempo para a alegria)

A Política? Passa.


(E a gente fica brigando que nem gato e rato, para quê?)

Ódios? Alguns passam


(Aprender a perdoar é Arte.)

Futebol? Sexo?


(Sempre haverá um Campeonato a disputar e comemorar. Sempre há alguém ou algo a amar, de alguma forma, seja qual for)

Mas há o que não passa.


A ESPERANÇA

A CONSIDERAÇÃO

O RESPEITO


Isso tudo só aumenta, quando caminhamos em Paz, juntos, enfrentando o que der e vier, e lidando com as coisas que até parecem sempre ser piores do que eram. Mas não são.

( …e podem mesmo ser piores, podem ser iguais, podem até ser melhores)

O BEM


É o que desejamos realmente a todos.

Que estejamos juntos, enfrentando as boas e as más notícias em todos os próximos anos de nossas vidas.


É o que deseja Eder Brum Conceição e sua equipe de funcionários:
Veridiana Freitas 
Alessandra  Cruz
Anderson da Cruz
Carla Velho
Cleo dos Santos
Henrique Clasen
Paulo Moreira
Vani Shaefer
Maria da Graça
Wagner

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Família de Rosalvo faz mobilização pela paz no trânsito

          Com o apoio da Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito (SSTT), a família de Rosalvo Madruga da Silva Júnior, falecido em virtude de um acidente ocorrido em um racha, no dia 23 de outubro, no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, promove na mesma via, domingo (30), a partir das 15h, uma caminhada pela Paz no Trânsito.
          Segundo informações do pai da vítima, Rosalvo da Silva, o ato, que terá concentração no cruzamento da avenida Bento Gonçalves com rua Marcílio Dias, contará com faixas e distribuição de panfletos que chamam a atenção para o cuidado com a velocidade dos veículos e que alertam para a paz no trânsito.
          A caminhada, de acordo com Silva, contará com a presença de agentes de trânsito da SSTT e deverá percorrer o prolongamento da avenida Bento Gonçalves até a ponte, voltando, pelo outro sentido da via, até a Marcílio Dias.



Data: 28/10/2011
Hora: 12:51
Redator: Esmeralda Schwonke -
Fotógrafo: Vanderlei Porto -

Notícia retirada naíntegra da página da Prefeitura Municipal de Pelotas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cuidados com a Água

MESMO RECEBENDO ÁGUA DENTRO DOS PADRÕES DE POTABILIDADE EXISTEM ALGUNS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TOMAR COM OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA POTÁVEL (caixas d’água)
Caixa dágua
Os reservatórios de água potável de residências (prédios unifamiliares), prédios coletivos e empresas devem atender aos seguintes requisitos:
- Ser perfeitamente vedados e ter paredes internas com superfície lisa, impermeável e resistente;

- Ter cobertura adequada com abertura de visita, com rebordo e tampa que permita a entrada de um homem para fazer a limpeza;

- Devem estar sempre bem fechados com tampa adequada, evitando a entrada de animais e insetos;

- Ter cano de descarga de fundo com registro de limpeza;

- Ter ladrão telado.
A limpeza e a desinfecção de reservatórios devem ser realizadas, no mínimo, uma vez por ano, sendo recomendadas a cada seis meses.
Limpeza da caixa dágua

Procedimento de limpeza e desinfecção:
- Esvaziar o reservatório;
- Fechar a canalização de saída do reservatório;
- Retirar o material sedimentado (lodo);
- Escovar com escova de náilon as paredes e fundo do reservatório com água clorada (uma xícara de cafezinho de água sanitária para cada 10 litros de água);
- Enxaguar o reservatório;
- Retirar toda a água;
- Encher o reservatório com água na proporção de 1 litro de água sanitária para 1.000 litros de água;
- Após 4 horas, esgotar a água através das torneiras do prédio para desinfecção da canalização, podendo ser utilizada para diversos fins, menos de alimentação e consumo humano;
- Telar o ladrão com tela milimétrica.
No caso de PRÉDIOS COLETIVOS e EMPRESAS deverá ser contratada uma firma de limpeza e desinfecção de reservatórios de água potável com alvará junto à Secretaria Municipal da Saúde ou pessoa física credenciada por ela.


Obs: Notícia retirada na íntegra da´página da prefeitura municpal de Pelotas/Rs
no endereço:
http://www.pelotas.com.br/vigiagua/cuidados/cuidados-agua.htm

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Queimaduras

Procon adverte pais sobre perigo de queimadura com álcool líquido

         Cumprindo o papel de veicular informações para garantia da saúde e da segurança da população, o Procon de Pelotas divulga hoje (1º) alguns alertas, dirigidos a pais e responsáveis, sobre riscos e registros de queimaduras com álcool líquido (92,8º INPM), aplicado na higiene doméstica. Para a chefe do Serviço de Educação ao Consumidor do órgão, Nóris Fonseca Finger, o produto deve ficar sempre longe do alcance das crianças. “A advertência tem de ser considerada em função da quantidade de menores hospitalizados por ano: aproximadamente 45 mil em decorrência de queimaduras por negligência dos adultos”, assinala a economista doméstica.
         Ligado à Procuradoria Geral do Município (PGM), o Procon teve acesso a um exame comparativo de 18 marcas de álcool – nas versões líquido e gel –, realizado pela ONG Pro Teste. De acordo com os resultados da avaliação, nenhum recipiente apresentou trava de segurança, uma falha preocupante, já que crianças podem facilmente abri-lo. “Há riscos de ingestão da substância, além da possibilidade do manuseio desencadear incêndios em casa”, enfatiza Nóris.
         O mais grave, segundo a educadora do Procon, é que o teste da ONG revelou que todas as formas das mercadorias analisadas são perigosas. “Portanto, tranque em armários e deixe-os longe de seus filhos”, recomenda. Outra sugestão da chefe do departamento do Procon diz respeito à limpeza: “Se este for o objetivo, troque o artigo inflamável por água com sabão, desinfetantes ou similares. O efeito da assepsia é exatamente o mesmo”, aconselha.
         Em 2002, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obrigou a indústria a substituir o álcool líquido, acima de 46º INPM, pela versão gel, mas os fabricantes obtiveram êxito no Judiciário para manutenção da manufatura. No entanto, os consumidores puderam verificar, no período em que a modalidade líquida desapareceu do mercado, a queda do percentual de acidentes e hospitalizações: redução significativa de 60%.

CONSEQUÊNCIAS DE QUEIMADURAS COM ÁLCOOL
• Lesões graves e dolorosas.
• Sofrimento físico e emocional.
• Tratamento de longo prazo.
• Cicatrizes e marcas pelo corpo.
• Dependendo do grau da queimadura, a vítima pode morrer.

AÇÕES IMEDIATAS
• Conduza, o mais rapidamente possível, o acidentado ao hospital.
• Atendimento médico urgente.
• Havendo bolhas, não estoure ou aperte.
• Ao levar o paciente ao médico, não tente descolar as roupas do corpo da vítima.
• Para aliviar e esfriar os locais das lesões, usa-se apenas água fria em abundância.



Essa notícia você encontra no site da Prefeitura Municipal de Pelotas no endereço:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Água

ÁGUA SEMPRE É SAÚDE?
A água, elemento indispensável na vida dos seres vivos, pode ser veículo de um grande número de doenças por diferentes mecanismos: por ingestão de água contaminada (ou de alimentos contaminados por esta água), pela falta de água ou higiene pessoal ineficiente, ou pela contaminação por agentes que tem parte do seu ciclo relacionado à água.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% de todas as doenças que se alastram nos países em desenvolvimento são provenientes da água de má qualidade, sendo que, no Brasil, as doenças transmitidas pela água são responsáveis por 80 a 90% das internações.
E você sabia que a sua água pode conter vários microorganismos? Veja alguns exemplos:

Doenças pela água
Escherichia coli;                    Entamoeba histolytica;    Giardia lamblia.
Doenças pela água
Salmonella typhi;         Vírus da Hepatite A;           Vibrião colérico.

A partir de agora, vamos tratar resumidamente de algumas doenças veiculadas pela ingestão ou contato com a água:

DOENÇAS OCASIONADAS NA INGESTÃO DE ÁGUA CONTAMINADA:
Amebíase
Amebíase
Agente causador: Entamoeba histolytica
Transmissão: Eliminados com as fezes pelas pessoas doentes, os cistos deste protozoário contaminam a água dos rios e, levados por ela ou pela poeira e pelas moscas, baratas e outros animais, também contaminam frutos, verduras e diversos alimentos.
Quadro clínico: diarréia.

Ascaridíase
Ascaridíase
Agente causador: Ascaris lumbricoides, conhecido como lombriga.
Transmissão: pela ingestão de água e alimentos contaminados com ovos da lombriga. Quadro clinico: Geralmente assintomática, podendo ocorrer febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental. Quando o número de vermes é grande, pode haver perigo de obstrução intestinal.

Cólera
Colera
Agente causador: vibrião colérico (Vibrio cholerae)
Transmissão: Ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria. As precárias condições de saneamento básico (abastecimento de água potável e sistemas de esgoto) são as principais causas de propagação do cólera.
Sintomas: diarréia intensa, desidratação, dor abdominal. Pode ocorrer morte.

Enterobíase ou oxiurose
Enterobíase ou oxiurose
Agente causador: Enterobius vermicularis
Transmissão: Pela ingestão de ovos do verme em água e alimentos contaminados.
Sintoma principal: coceira anal, podendo haver náuseas, vômitos, dores abdominais, diarréia e irritabilidade.

Febre tifóide
Febre tifóide
Agente causador:Salmonella typhi
Transmissão: pode acontecer de forma direta ou indireta. Na forma direta um indivíduo recebe a bactéria de um doente. A forma indireta está ligada a atividades em que uma pessoa sadia se infecta por objetos, água ou alimentos manipulados por portadores. As moscas domésticas também estão relacionadas com esse tipo de contágio.
Quadro clínico: febre alta, podendo levar à morte.

Giardíase
Giardíase
Agente causador: Giardia lamblia
Transmissão: A giardíase é uma parasitose intestinal transmitida por contágio direto com o protozoário, através da água e de alimentos contaminados.
Sintomas: Diarréia aquosa, cólicas, inchaço (distensão abdominal), náuseas (com ou sem vômitos), gases, fezes que flutuam ou que apresentam extraordinário mau cheiro, perda de peso, perda de apetite.

Cisticercose
Cisticercose
Agente causador: Taenia solium
Transmissão: Ao ingerir diretamente os ovos da tênia, por meio de alimentos, água ou mão contaminados pelas fezes de portadores da teníase, estes ovos se direcionam ao estômago e liberam embriões que, por sua vez, penetram nos vasos sanguíneos e se alojam, principalmente, em órgãos bem irrigados - como cérebro e coração, formando um cisto na região.
Sintomas: Um cisticerco localizado no cérebro pode causar dores de cabeça, convulsões, confusão mental e até morte sendo, obviamente, o caso clínico mais grave. Alojada na coluna e região muscular, causa dor e dificuldades de locomoção e na região ocular, distúrbios visuais e até cegueira.

Hepatite A
Hepatite A
Agente causador: Vírus da Hepatite A (HVA).
Transmissão: O vírus é ingerido com os alimentos ou água. A transmissão é feita por alimentos mal-preparados e água contaminadas por fezes contendo o vírus (transmissão fecal-oral). Geralmente acomete a população infantil. Apresenta a característica de não cronificar, mas pode apresentar casos arrastados.
Sintomas:Os sintomas iniciais são variáveis, podendo ocorrer mal estar generalizado, dores no corpo, dor na parte direita superior do abdome, dor de cabeça, cansaço fácil, falta de apetite e febre. Metade dos pacientes desenvolve uma coloração amarelada da mucosa e da pele, a icterícia.
A urina fica escura, amarronzada, semelhante a chá forte ou coca-cola, e, as vezes, referida como avermelhada. As fezes claras podem ficar tão claras quanto massa de vidraceiro.

Gastroenterite por E. coli
Gastroenterite
Gastroenterite significa inflamação do estômago e do intestino. A gastroenterite mais frequente é a causada por toxinas bacterianas que contaminam os alimentos (Intoxicação alimentar). As toxinas produzidas pelas bactérias atuam no estômago e parte proximal do intestino. O mau acondicionamento, incluindo a má refrigeração dos alimentos, são consideradas as causas mais frequentes de epidemias em grandes eventos como é o caso de casamentos, batizados, creches, etc.

A E.coli faz parte da flora normal intestinal, sendo que, cada pessoa evacua em média, com as fezes, um trilhão de bactérias E.coli todos os dias. Ocorre gastroenterite por E.coli quando há invasão do lúmen intestinal por cepas diferentes daquelas normais no indivíduo.

Sintomas: Perda de apetite, náuseas, vômitos, diarréia leve a intensa, cólicas e o desconforto abdominal. Pode ocorrer desidratação potencialmente letal em indivíduos muito doentes, muito jovens ou idosos.


DOENÇAS OCASIONADAS NO CONTATO COM ÁGUA CONTAMINADA:
Leptospirose
leptospirose
Agente causador: Bactéria do gênero leptospira
Transmissão: Geralmente causada por água ou alimentos contaminados pela urina de animais infectados (bovinos, suínos, eqüinos, cães, roedores e animais selvagens) que são ingeridos ou entram em contato com membranas mucosas ou com fissuras ou rachaduras da pele.
Quadro clínico: Os sintomas da leptospirose incluem febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarréia e erupções na pele. Se a leptospirose não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamação na membrana ao redor do cérebro e cordão espinhal), falha nos rins e problemas respiratórios. E raras ocasiões a leptospirose pode ser fatal.

Esquistossomose
Esquistossomose
Agente causador: Schistosoma mansoni
Transmissão: O ciclo evolutivo deste parasita passa por duas fases:
1ª)desenvolvimento da larva após esta penetrar em alguns tipos de moluscos que vivem em lugares úmidos;
2ª)ocorre em seguida o abandono desses hospedeiros, que, livres podem penetrar no homem através da pele. A penetração ocorre em lugares úmidos, como, por exemplo, córregos, lagoas, riachos, etc.
Sintomas: diarréia, febres, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência, emagrecimento, endurecimento e o aumento de volume do fígado e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidos.

Obs: Reportagem retirada na íntegra da página da Prefeitura Municipal de Pelotas, no seguinte endereço:

terça-feira, 26 de julho de 2011

Hepatites


Atividades marcam o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais Imprimir E-mail
Mônica Araújo (Assessoria Sesacre)   
25-Jul-2011
Ações pretendem alertar a população sobre as formas de prevenção e controle da doença 
Na próxima quinta-feira, 28, é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em alusão a data, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Programa Estadual de Hepatites Virais, realiza de 26 a 28 de julho uma série de atividades com ações que visam alertar a população sobre o tema.

A programação é variada. No primeiro dia será realizada uma atividade junto aos servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual e o Núcleo de Educação em Saúde estarão fazendo teste rápido para hepatite B e C, a partir das 9h, no hall de entrada da Secretaria. Nesse dia também será oferecida aos servidores a vacina contra o vírus da hepatite B. 

Na quarta-feira, 27, as ações serão no Colégio Estadual Barão de Rio Branco, direcionadas a população adolescente jovem até 24 anos. Já o lançamento da Campanha Estadual ocorre na quinta-feira, 28, às 8h30, na Praça do Senadinho, na qual objetiva orientar as pessoas sobre as formas de prevenção e controle da doença, oferecer testes rápidos para hepatite B e C e vacinação contra hepatite B.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Hepatites Virais, Maria do Carmo Guimarães, nesses dias haverá uma programação paralela em vários pontos de Rio Branco, como palestras educativas oferecidas no Serviço de Assistência Especializado (SAE) para os pacientes, distribuição de materiais educativos nas Unidades de Saúde, panfletagem no semáforo da Rua Benjamin Constant, promovida pelos alunos do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, além de outras.

“Estaremos promovendo essas atividades com o intuito de não só detectar portadores do vírus de hepatite B e C, mas também orientar as pessoas sobre as formas de prevenção e controle, pois a orientação é a única maneira de evitar novos casos, por isso às ações serão realizadas em vários locais, quanto mais pessoas forem conscientizadas melhor. É importante que a população saiba que a hepatite é uma doença grave e silenciosa, além disso, o Acre é um dos estados que apresenta altas taxas de mortalidade por esta doença”, informa a gerente. 

A gerente informa que em 1999 houve no Acre uma campanha de vacinação contra a hepatite B, sendo único estado do Brasil a desenvolver uma ação pontual para aumentar os índices de cobertura vacinal em todas as faixas etárias. A vacinação foi inserida como rotina na Divisão de Imunização do Estado, com o apoio do ex-senador e atual governador do Acre, Tião Viana. 

Para Maria do Carmo, a infecção pelo vírus da Hepatite C é considerada a doença infecciosa crônica mais grave em todo o mundo, uma vez que cerca de 80 a 85% das pessoas infectadas evoluem para a infecção crônica, 20% desses pacientes evoluem para cirrose e entre 1% a 5% desenvolvem carcinoma hepatocelular (câncer de fígado). O tempo de evolução para estágio final da doença é de 20 a 30 anos. “Mais de 90% dos infectados desconhecem seu estado de portador, constituindo um importante elo na cadeia de transmissão tanto do vírus de hepatite B quanto da C”.

Dados da Vigilância Epidemiológica Estadual apontam que o município com maior incidência para o vírus da Hepatite B, segundo classificação etiológica, é Rio Branco, seguido de Cruzeiro do Sul, sendo que a capital se destaca com relação ao vírus da Hepatite C.
 Obs: Notícia retirada na íntegra da página do Google.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Descarte de Lixo

Procon orienta população sobre seleção e descarte do lixo

         Contribuindo com o consumo consciente, o Procon de Pelotas, lotado na Procuradoria Geral do Município (PGM), dá algumas dicas à população a fim de preservar os recursos naturais. Embora óbvia, a recomendação de não jogar lixo nas ruas, na praia e em canais ainda é necessária, uma vez que uma parcela significativa dos habitantes do Município ainda mantém o hábito de colocar sacolas e até móveis velhos em qualquer lugar público, formando lixões clandestinos.
         Para a chefe do Serviço de Educação ao Consumidor do órgão, Nóris Fonseca Finger, além de ser crime poluir o meio ambiente, configura-se em perigo à saúde pública porque permite proliferação de focos de doenças, como a dengue. “Pensar em ecologia é deixar um legado melhor às próximas gerações a partir de pequenas atitudes no cotidiano, como separar o lixo, beneficiando também aqueles que vivem da coleta”, assinala a economista doméstica.
         O material que vai fora, em casa, precisa ser selecionado, primeiro, pelo estado: seco ou úmido. No caso dos plásticos e vidros, recomenda-se a retirada das tampas e a lavagem antes do descarte para facilitar a triagem e o aproveitamento dos trabalhadores que subsistem da cata e da reciclagem. Quanto às latas de legumes e outros produtos, entre eles refrigerantes e cerveja, o ideal é amassar e, se possível, até prensar após a limpeza.
         “Compactar metal e papelão facilita o armazenamento e o transporte até os locais de reaproveitamento”, argumenta a chefe do departamento. Quanto aos papéis, que podem até ser transformados em blocos de rascunhos, a orientação consiste em guardá-los diretamente em sacos plásticos cujos destinos são contêineres ou lixeiras grandes específicos em condomínios e nas ruas. “O combate ao desperdício, bem como a preferência por mercadorias que contenham o mínimo de plástico e papel nas embalagens, são condutas capazes de cooperar com o meio ambiente”, salienta.
         A reciclagem, conforme Nóris, é de importância capital em qualquer cidade porque a natureza não consegue mais renovar a quantidade de bens que vêm sendo consumidos. “Converter produto descartado em nova matéria-prima, evitando o extrativismo, é a nova ordem mundial”, destaca Nóris. Bons exemplos de aproveitamento, ilustra a educadora do Procon, são a confecção artesanal de pufes com garrafas PET e a trituração de pneus para mistura ao asfalto destinado à pavimentação de ruas e estradas.
         Quando não há os contêineres, a disposição na calçada do lixo domiciliar com antecedência mínima de duas horas, em relação ao horário da coleta, evita que animais errantes rasguem os sacos e espalhem os resíduos na via pública. Se o caminhão passar à noite no local, faz-se necessário levá-los às ruas somente a partir das 18h. A sugestão do Procon é que entulhos, terra e sobra de materiais de construção, na quantia média de cerca de 50 quilos ao dia, sejam acondicionados em sacos plásticos, portanto organizados, facilitando o recolhimento.



Data: 19/07/2011
Hora: 14:19
Redator: Carolina Ney - 23024/SP
Fotógrafo: Divulgação -

quarta-feira, 6 de julho de 2011

HPV

Saúde

Imunização contra HPV é pauta de Congresso Mundial   

Pelotas, quarta-feira, 06 de julho de 2011, 17h31min


Luisa participou nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro, do Congresso Mundial de Colposcopia e Patologia Cervical.

"A imunização contra HPV (papilomavírus humano) precisa ser oferecida na rede pública de saúde no Brasil, com ampla cobertura especialmente para mulheres, como forma de prevenir a ocorrência de lesões genitais e do câncer de colo de útero", avaliou a pesquisadora Luisa Villa Lina, do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre Câncer.

Na América Latina, Peru e México saíram na frente e já aplicam no sistema público a vacina bivalente, que protege pelo menos contra os tipos 16 e 18 do HPV, que estão relacionados a lesões precursoras do câncer de colo de útero e ao tumor propriamente dito. No Brasil, a vacina só está disponível na rede privada.

“Gostaria muito que o Brasil tivesse sido pioneiro nessa questão, mas por aqui o governo hesitou um pouco. No México, por exemplo, o programa de vacinação é voltado especialmente para as mulheres jovens que vivem nas regiões mais pobres, o que ajuda a reduzir o grave problema da região, que é o câncer de colo de útero”, disse a pesquisadora.

Segundo Luisa, a dose conhecida como quadrivalente, que também protege contra as verrugas genitais provocadas pelos tipos 6 e 11 do HPV, é ainda mais eficiente que a vacina bivalente. Nesse caso, a especialista defende que a imunização também seja estendida aos homens. Além de ter a possibilidade de desenvolver tumores de pênis e de ânus, eles são considerados o principal vetor de muitas das lesões causadas pela doença.

A especialista em HPV destacou que o ideal é que a vacinação ocorra antes do início da vida sexual, mas ressaltou que pesquisas recentes têm apontado que, mesmo após a exposição ao vírus, homens e mulheres que recebem as doses têm menos chances de contrair novas infecções e de desenvolver câncer.

Postura brasileira
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o governo brasileiro criou um comitê de acompanhamento da vacina, formado por representantes de diversas instituições ligadas à saúde e liderado pelo próprio Inca, para avaliar periodicamente se é oportuno recomendar a vacinação em larga escala no país.

Até o momento, o comitê decidiu pela não incorporação da vacina contra o HPV no Programa Nacional de Imunizações, porque ainda há muitas dúvidas sobre a eficácia e o impacto dessa nova tecnologia para a política de atenção oncológica no país.

Segundo o Ministério da Saúde, embora a vacina não esteja disponível na rede pública, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exames gratuitos à população para detecção do vírus, como o papanicolau, um exame preventivo que permite ao médico identificar lesões antes da formação do câncer de colo do útero e dar início ao tratamento.

Transmissão
O HPV é transmitido pelo contato genital com a pessoa infectada e da mãe para filho, por via sanguínea, na hora do parto. O Brasil é um dos líderes mundiais em incidência da doença, que atinge principalmente mulheres entre 15 e 25 anos. A cada ano são registrados mais de 18 mil casos no país, que provocam 4,8 mil mortes por câncer de colo de útero.
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 28 de junho de 2011

Vacina Polio e Sarampo

Prorrogada vacinação contra a polio e sarampo

         O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) informa que a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) se estenderá até esta sexta-feira (1º de julho), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, em seus respectivos horários de atendimento, e no Centro de Especialidades, das 8h às 17h. A gerente do serviço, Maria Regina Reis Gomes, avisa que a dose que imuniza contra o sarampo também continuará à disposição da população até o dia 22 de julho, nos mesmos locais.
         A vacina contra a polio é destinada a crianças desde o nascimento até os cinco anos incompletos. São duas gotinhas, via oral. A vacina tríplice, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola é injetável e deve ser aplicada em todas as crianças com idade entre um ano e sete anos incompletos. Ambas devem ser feitas, mesmo que a criança já tenha sido vacinada anteriormente. Os responsáveis devem levar a Carteira de Vacinação da criança para registrar as vacinas.



Data: 27/06/2011
Hora: 15:26
Redator: Joice Lima - 025029
Fotógrafo: Rafa Marin -
 
Reportagem tirada na íntegra da página da prefeitura.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

PS Municipal

Medidas adotadas pela SMS contribuem para desafogar PS

         As medidas adotadas pela Gestão Municipal do Pronto Socorro (PS) de Pelotas, com o intuito de diminuir o tempo de espera por leitos e encaminhar os pacientes para os hospitais de referência contratualizados, começam a apresentar os primeiros resultados, que podem ser percebidos ao se visitar a unidade. Enquanto até o início do ano até 90 pessoas aguardavam, no PS, por leito em hospitais, o número caiu, nos últimos dias, para uma média entre 40 e 60 e, no final da tarde desta sexta-feira (10), apenas 17 pessoas ainda esperavam por quartos vagos.
         De acordo com a secretária Arita Bergmann, são seis as principais medidas para esses resultados. A primeira foi a regulação dos leitos, que identifica, em tempo real, quando um leito na rede contratualizada é liberado, possibilitando que se providencie a transferência imediatamente.
         A segunda medida foi o início da classificação de risco na pediatria, por meio da qual as crianças podem ser encaminhadas diretamente para outros serviços como o Pronto Atendimento do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), ambulatório de especialidades, atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou para a emergência do PS, dependendo da gravidade do caso. O protocolo tem quatro níveis de emergência e gravidade, baseado no Protocolo de Manchester. Na pré-consulta, os casos são classificados em quatro cores: vermelho, amarelo, verde e azul. Os pacientes classificados como vermelho são os de maior urgência e requerem atendimento imediato; os da cor amarela precisam ser atendidos o mais rápido possível, mas poderão aguardar, caso haja alguém em situação mais grave; os classificados como verde têm situação mais tranquila e os de cor azul serão reencaminhados para a respectiva UBS, com a garantia de atendimento. Para o chefe do Pronto Atendimento do HUSFP, Edevar Machado Júnior, ainda há muito trabalho pela frente para melhorar os serviços, mas já houve muitos avanços, principalmente com reeducação da população, a partir das classificações de risco, quando os usuários começaram a entender qual o trabalho de cada um dos atendimentos.
         A terceira medida é o protocolo da oncologia, que define a conduta a ser seguida para pacientes com câncer que recorrem ao PS. Ele estabelece, por exemplo, que aqueles pacientes oncológicos que já fazem tratamento em um dos dois hospitais contratualizados devem ser referenciados, após o atendimento, ao serviço da instituição ao qual já eram vinculados. Aqueles em fase investigativa, ou seja, que apresentam suspeita de câncer, mas que ainda não tem o diagnóstico definido, terão agendada uma consulta ambulatorial com especialista. Aqueles que já se tratam, mas que não tem vínculo com nenhuma instituição, serão encaminhados ao hospital que tiver leitos disponíveis. Para aqueles que necessitam de cuidados paliativos, por outro lado, a Prefeitura e a UFPel avaliam a possibilidade de sua inclusão no Programa de Internação Domiciliar (PID) Oncológico, da Universidade.
         A quarta medida adotada pela Secretaria de Saúde refere-se à contratação de leitos extras para os meses de junho, julho e agosto, que tem o objetivo de atender pessoas com doenças respiratórias típicas do inverno, como gripes e pneumonias, mais comuns em idosos. Os hospitais já foram oficialmente contatados para que verifiquem a disponibilidade de leitos extra. A Santa Casa disponibilizou seis leitos e o HUSFP, cinco - esses leitos somente serão usados quando todos os leitos contratados estiverem ocupados.
         O quinto ponto que trouxe melhorias na agilidade é a regulação dos leitos destinados à saúde mental – dez leitos na Beneficência Portuguesa – para os quais podem ser encaminhados pacientes em crise de abstinência e delirium tremus, se houver indicação clínica.
         O sexto ponto é a integração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no transporte inter-hospitalar, que garante que o paciente que precise ser transferido de um hospital para outro, e não possa fazê-lo sozinho, possa ter o serviço da forma mais segura e rápida possível.
         O diretor administrativo do PS, Régis Pinto e Silva, diz que as ações já têm reflexo positivo no atendimento da unidade. Com a disponibilização de leitos extras existe uma resolutividade melhor, os pacientes que necessitam são hospitalizados mais rápido e mais cedo a enfermidade é tratada. A redução do tempo de espera também aumentou a satisfação dos usuários. Além das melhorias elencadas pela secretária, o diretor destaca a criação de uma segunda equipe de cirurgia geral. Até a última semana – há dez anos – havia apenas uma equipe, composta por um cirurgião e residentes a cada 24 horas. Agora, de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, período de maior demanda, existem duas equipes, no caso de uma estar em cirurgia, a outra pode atender os casos que surjam. Silva disse também que o acréscimo no recurso na nova contratualização melhorou as condições de trabalho. Para ele todas essas ações, as quais considera muito responsáveis, geram uma expectativa positiva em relação à gestão.



Data: 10/06/2011
Hora: 16:48
Redator: Alessandra Meirelles - 10052
Fotógrafo: Janine Tomberg -
Obs: Notícia retirada na íntegra da página da prefeitura Municipal de Pelotas